21 agosto 2013

Década de 10

Foi no início do século que os cosméticos foram popularizados, graças à revolução industrial, que tornou sua fabricação muito mais simples, sem esquecermos da invenção do cinema, que transformou suas lindas e maquiadas atrizes num modelo de beleza a ser imitado.
Com o cinema vieram as divas, as modas e os seus looks tornaram-se populares. Uma das figuras mais famosas dessa fase foi Max Factor (Maximilian Faktorowicz), que andava de estúdio em estúdio com sua maleta mágica realçando a beleza e desfazendo as imperfeições das estrelas. E também quem inventou a palavra maquiagem (make-up), algo assim como fazer aparecer, realçar, reconstruir.
Aos poucos foi transformando a maquiagem mais pesada do teatro a algo mais aceitável e apropriado para as telas do cinema. Criando produtos e looks exclusivos para cada atriz, as tornando em verdadeiras divas, lindas e perfeitas na telinha do cinema e transformando em ícones para outras mulheres da época.

Max Factor e a atriz Paulette Goddard.


Max Factor e Renée Adorée.

Max Factor e a atriz Jean Harlow.

Entre suas criações também estão o lápis de sobrancelha, os cílios postiços, a sombra compacta, o brilho labial, o pancake (o nome foi dado devido a embalagem que lembrava a forma de um bolo - espécie de base cremosa aplicada com esponja umedecida, fundamental para encobrir pequenos defeitos, uniformizando a pele exposta à luz dos refletores), calibrador de beleza, entre outros. Criou a maquiagem camuflagem que foi usada pelos americanos na Primeira Guerra Mundial, para ficarem menos visíveis na escuridão dos campos de batalha.

Calibrador de beleza (medir as proporções do rosto para ajudar a verificar as desproporcionalidades que deveriam ser corrigidas com a maquiagem).

Produção do Pan-Cake.

Por ser queridinho das grandes atrizes, e não conseguirem viver sem os seus produtos, elas levavam embora seus produtos dos camarins para manter o mesmo ar misterioso e brilhante no dia-a-dia. Forçando Max a abrir uma indústria de cosméticos e daí por diante abriu várias lojas nas principais cidades americanas, que se mantém no mercado há anos.



Propagandas da época:





(Mas além do Max Factor marcar época no mundo da maquiagem, aparecem
 outros como Helena Rubinstein, Elizabeth Arden, Estée Lourder e Boujois).


Devemos agradecer todos os dias pela existência do senhor Max Factor em nossas vidas, não acham? hahah

Nenhum comentário:

Postar um comentário