Lembrando que hoje dia 11/08, além de ser o dia dos
pais, também é o dia da televisão, e não poderíamos deixar de lado uma data
comemorativa como essa, por sua tamanha importância e influência ao nosso mundo
da moda.
A moda é influenciada pelo que a televisão transmite! É
por ela que se expõe e lança moda, e se formam opiniões que acabam
influenciando as vitrines das lojas e principalmente a vida de todos.
A moda na televisão começou a se destacar em meados dos
anos 60 quando os artistas escolhiam e usavam suas próprias roupas para compor
o figurino e então interpretar seus personagens. Na década de 70, o diretor
Daniel Filho declara que se sentia um famoso estilista, pois o estilo que ele
determinava ao seu elenco se tornava tendência e então, moda! O figurino era
copiado, era uma verdadeira vitrine para a população, que se tornava “moda” nas
ruas. Surgiu então o desejo das pessoas de estarem na moda de acordo com
determinados personagens de novela, ou mesmo incorporá-los. A moda das
telenovelas é indiretamente ditada. Logo, copiada e usada!
Os modismos da TV servem como parâmetro para a
sociedade de consumo como um todo. Os
figurinistas surgem então como verdadeiros ditadores de tendências e moda, pois
o que se usava em certo figurino, era copiado e espelhado em todo Brasil.
Exposição "A História da Moda na Televisão Brasileira",
realizada pela Escola de Moda Sigbol Fashion, inspiradas em personalidades
marcantes das últimas décadas na TV.
Estilo romântico da Nicole em Amor à Vida.
Estilo ousado da Patrícia em Amor à Vida.
Estilo clássico da Paloma em Amor à Vida.
Através das mídias, nos
influenciam diariamente ao nosso modo de se vestir, com sugestões de produtos
que estariam na moda, fazendo com que o público, e principalmente pessoas do
sexo feminino, consumam cada vez mais. Então passam a serem vitrines
globalmente montadas, como certos escravos da moda, onde os deixam levar pelas
tendências de cada estação, e de cada momento, mesmo sabendo que será
passageira. Mas o fundamental é saber dosar as peças poderosas com harmonia num
look total e controlar os impulsos de compra sem sucumbir a todas as tentações.
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